No passado dia 12 de junho, o Dr. Miguel Durães, Presidente da RECOVERY IPSS e Vice-Presidente da FamliarMente – Federação Portuguesa das Associações das Famílias de Pessoas com Experiência de Doença Mental, foi eleito para a Direção (Board) da EUFAMI – Federação Europeia das Associações das Famílias de Pessoas com Doença Mental, a maior entidade europeia representativa de famílias e cuidadores informais de pessoas com experiência de doença mental.
Enquanto Vice-Presidente da FamiliarMente, foi indicado por esta para o processo eleitoral que decorreu no passado dia 12 de junho, tendo sido eleito para ocupar o cargo de Board Director para os próximos 3 anos. Sobre esta eleição, o Dr. Miguel Durães considera que “foi alcançado um marco histórico e importante para a federação portuguesa que me nomeou, sendo que, tendo em conta os desafios atuais que todos nós enfrentamos, atualmente, na Humanidade (de saúde pública e económicos), aqui, os europeus em particular, que este cargo de extrema relevância possa ser determinante, assim o desejo, para a defesa dos direitos, liberdades e garantias das pessoas com experiência de doença mental e seus familiares/cuidadores, bem como, que sirva para poder colocar a saúde mental como prioridade de saúde pública à escala europeia, apoiando os organismos competentes europeus, e dentro de cada nação, a tomarem as decisões mais acertadas e de acordo com os princípios da Convenção dos Direitos Humanos que todos defendemos na Europa. É com enorme honra que aceitei esta nomeação, e posterior eleição, sendo que, como em todos os organismos de que faço parte, tudo farei para dar o meu melhor, aqui em particular, pelos europeus.”
A EUFAMI – European Federation of Associations of Families of People with Mental Illness é uma organização internacional sem fins lucrativos, sediada em Leuven, na Bélgica, e fundada em 1992, após congresso realizado dois anos antes em De Haan (Bélgica). A maior federação europeia representativa de familiares e cuidadores informais de pessoas com experiência de doença mental tem como objetivo principal a «melhoria contínua na saúde mental em geral, na qualidade do cuidado e bem-estar das pessoas com doença mental na sociedade e, especialmente, no nível de apoio para suas famílias, parentes cuidadosos e amigos», conforme se pode consultar nos seus estatutos.